Fim de semana de diversão e muita adrenalina nos Jogos Maranhenses de Verão

 

O fim de semana em São Luís foi cheio de adrenalina, com os Jogos Maranhenses de Verão, apresentados pela Oi e viabilizado pela Secretaria de Esporte do Maranhão, Sedel, via Lei de Incentivo ao Esporte. O evento, que tem a produção da Promo3 Eventos,  reuniu muitos atletas profissionais e amadores nas competições de surf, futevolei, aquathlo e skate.Além das práticas esportivas, o evento contou,ainda, como projeto Orla Praia Para Todos com o apoio da Secretaria de Cultura do Maranhão (Secma), por meio da Lei de Incentivo. Foram promovidos shows e peças no Espigão Costeiro e Pracinha da Litorânea. Teve também apresentações de Djs, grupos de rap e de street dance.

O objetivo da operadora Oi através dos Jogos Maranhenses de Verão é estimular o esporte e a cultura no Estado.O Evento acontece até 20 de março com um grande encerramento apresentando os melhores competidores dos jogos de Verão.

No sábado (27) e domingo (28) a galera do futevôlei se reuniu nas areias da Praia do Calhau (Barraca Landruá) no X-Point, competindo nas modalidades Iniciante e Misto. O local também recebeu os atletas do aquathlo, nas modalidades Fitness e Master. Paula Boueri, que é jornalista, curte o esporte e decidiu participar da competição.

“Eu já faço o nado e a corrida, e essa é a terceira prova que participo, pois gosto de me desafiar. E o evento vem com essa contribuição, levar o atleta a competir, testando suas habilidades, além de incentivar o esporte, que pra mim é diversão, saúde, enfim, qualidade de vida”, afirmou.

Quem também agitou a orla da capital maranhense foram os meninos do surf, que tiraram muitas ondas na praia do Caolho (Barraca Raízes da Ilha) competindo nas modalidades Open, Iniciante e Júnior. Para o presidente da Associação de Surf Maranhense, Alex Arouche, o evento promovido pela Oi é mais do que bem-vindo em São Luís.

“A gente precisa muito de incentivo e um evento desse porte é uma oportunidade incrível para os nossos atletas. Pra mim, deveria acontecer sempre, no mínimo uma vez por mês. Os jogos dão oportunidade às pessoas se envolverem com o esporte, ficando longe das drogas, do álcool. Enfim, é muito bom poder fazer parte desse momento de valorização do esporte. Ainda mais dando espaço para o surf, que tem crescido muito no nosso Estado”, destaca.

Mais de 50 surfistas se inscreveram na competição, tanto atletas do Maranhão como de outros Estados. Nayson Costa é um deles, o jovem de 18 anos veio do Pará com o irmão Nadson, de 14 anos, para participarem dos Jogos na modalidade Júnior. Sendo que Nayson, que é campeão brasileiro e já ganhou um campeonato em Fortaleza, também competiu na modalidade Open.

“Eu faço surf desde os nove anos e gosto muito de tá no mar. Essa é a quinta vez que venho ao Maranhão e adoro São Luís, mas, é a primeira vez que participo de uma competição. Achei muito legal esse evento, bem organizado. E é uma sensação muito boa poder competir com meu irmão, a gente se diverte junto”, comenta Nayson.

 

Clínicas (Oficinas)

Os Jogos Maranhenses de Verão tem espaço também pra galera que quer aprender os esportes radicais, como o slackline, frescobol, bodyboard, longboard esup/caiaque.

O pequeno Mohamed Nabil Abed Lima (foto), de seis anos, não perdeu tempo e decidiu curtir uma aula de surf. Com a mãe atenta ao seu lado, o pequeno arriscou uma subidinha na prancha. 

“A gente veio de Imperatriz para comemorar o aniversário dele. Aí soubemos do evento aqui na praia e viemos nos divertir. Muito bom poder participar”, declarou a mãe de Mohamed, Perpétuo Socorro Lima.

O vice-presidente da Associação Maranhense de Surf, Carlos Cobra, atua como instrutor de bodyboard, longboard e surf. O instrutor não esconde a alegria de poder fazer parte de um grande projeto como os Jogos Maranhenses de Verão.

“Meu sonho sempre foi formar novos atletas. O surf tem crescido muito, ainda mais depois da vitória de Gabriel Medina, enfim, a galera se sente mais motivada tendo gente do Brasil vencendo mundiais, por isso, a procura por esse esporte aumentou. E nós somos gratos à Oi por esse incentivo. Há muito tempo não tínhamos um evento dessa proporção voltado para o esporte aqui no Estado”, destaca Carlos Cobra.

Lucas Fonseca de cinco anos também não perdeu a oportunidade de se arriscar em um esporte radical. O garotinho tentou umas manobras no slackline, sob o olhar orgulhoso da mãe, Ana Paula Fonseca.

“Estou muito feliz de ver ele assim. Eu já pratico futevolei há quatro meses e trouxe meu filho pra se divertir aqui na praia comigo. Aí ele viu a fita de slackline e está adorando”, comentou Ana Paula (foto).

Skate no X-PointComplexo Castelão

Na pista de Skate do Complexo Castelão, a garotada mandou muito bem nas competições. E pra animar mais ainda os amantes do skate, os Jogos Maranhenses de Verão trouxeram dois grandes nomes do esporte no cenário nacional: Willian Seco e Denis Silva do street skate.

Para William, que há 13 anos pratica o esporte, os jogos trouxeram uma visibilidade para o Maranhão, onde tem uma galera promissora.

“Essa iniciativa aqui no Estado é importante, pois é um local onde tem muita gente boa, que manda muito bem, mas não tem estrutura pra treinar e nem quem patrocine. E o evento vem contribuir para que essa turma apareça e tome mais gosto ainda pelo o esporte, podendo se tornar um profissional. E a minha mensagem pra essa garotada é que ela acredite nos seus sonhos”.

Denis Silva também enalteceu o evento. “Isso aqui incentiva essa molecada, que é muito esperta. Aqui tem gente que pode virar profissional. Espero que eles nunca desistam dos seus sonhos. Pra mim o skate é tudo, não sei o que seria de mim sem esse esporte”.

Quem também encantou a galera foi a fadinha do skate. A pequena Rayssa Leal levou a plateia e os competidores à loucura durante a prova, com manobras radicais para deixar muita gente de boca aberta. A garotinha da cidade de Imperatriz no Maranhão ganhou fama nacional e internacional após aparecer em um vídeo vestida de fada, fazendo street skate.

O pai de Rayssa, Haroldo Leal, só tem orgulho da filha. “Desde que ela ganhou fama as coisas só melhoraram, ela já tem um patrocinador e outros empresários já mostraram interesse. Até a pista de skate de Imperatriz está sendo reformada por causa da Rayssa. Isso só me alegra, não tenho nem palavras pra descrever minha emoção. Além disso, ela motiva outras pessoas a gostarem do esporte. Muita gente disse que veio aqui pra ver ela, isso me emociona. E esse evento está muito bom, bem organizado e abrindo espaço para o esporte. A gente precisa de mais eventos assim. Estão todos de parabéns”, declara Haroldo Leal (foto).

O secretário de Estado do Esporte e Lazer, Márcio Jardim, conheceu Rayssa pessoalmente e ficou encantado com o talento da menina. Segundo o secretario, é compromisso do Governo do Estado apoiar e difundir projetos que incentivam a prática do esporte no Maranhão. “O Governo Flávio Dino promove, estimula, incentiva e patrocina a maior diversidade possível de atividades esportivas e de lazer, pois, além de ser um direito de todos, sabemos a importância que essas ações têm na vida das pessoas”, afirmou Jardim (foto). 

Henrique Carvalho da Promo3 Eventos, que está na produção dos Jogos Maranhenses de Verão, também se sente gratificado por fazer parte do evento.

“Tá tudo muito legal, estou feliz de participar de algo que motiva o esporte, que é uma área que carece de apoio aqui no Estado, o acesso a esportes radicais. Pra mim é gratificante contribuir com a diminuição do sedentarismo. A gente vai ficar aqui até o dia 20 de março, apenas nos fins de semana, levando diversão, saúde, descontração, enfim, tudo de bom que o esporte pode trazer”, explica Henrique Carvalho.

Fique por dentro da programação dos Jogos Maranhenses de Verão

A operadora OI realiza a primeira edição dos Jogos Maranhenses de Verão com uma vasta programação por vários pontos da cidade e com encerramento no dia 20 de março. O Projeto Jogos de Verão tem a idealização da RDN, produção Promo3 e Nepal. Apoio das Leis de Incentivo do Esporte e Cultura do Governo do Maranhão

A OI E O ESPORTE
A Oi tem longo histórico de apoio ao esporte, com patrocínios a grandes eventos, equipes e atletas de diferentes modalidades, como basquete, judô, futebol, surfe e skate. A companhia tem grande expertise no apoio aoesporte, seja com patrocínio ou com prestação de serviços de telecomunicações em grandes competições realizadas no país. Entre os exemplos recentes, a Oi foi uma das patrocinadoras oficiais da Copa do Mundo no Brasil em 2014 e da Copa das Confederações em 2013. A companhia também apostou no basquete patrocinando o NBA Global Games Rio 2015 e o torneio NBA 3X, além de apoiar os Jogos Cariocas de Verão, que terminam no próximo fim de semana no Rio de Janeiro. A Oi também patrocinou ano passado o Oi Rio Pro, a etapa brasileira do Samsung Galaxy World Surf LeagueChampionship Tour (CT), e patrocina os surfistas brasileiros de destaque na WSL: Gabriel Medina, Filipe Toledo, Silvana Lima e Adriano de Souza, o Mineirinho, atual campeão do mundo. Recentemente, a Oi anunciou o patrocínio ao surfista Davi Teixeira, o Davizinho, vice-campeão mundial de surfe adaptado em 2015.