Escola da rede estadual do Maranhão é referência na prática de handebol

A Unidade Integrada Barbosa de Godóis, escola pública da rede estadual de ensino, é referência no trabalho desenvolvido com o handebol. A escola, que coleciona diversos títulos em competições locais, regionais e nacionais, garantiu mais uma conquista: as equipes femininas Infantil e Infanto-juvenil de handebol comemoram a vitória na Etapa Regional dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) 2016, ficando em 1º e 2º lugar na classificação, respectivamente.
 
Sendo referência nacional com o trabalho desenvolvido por meio do handebol, a escola atrai alunos de diversas escolas públicas da região para a prática do esporte. De acordo com o coordenador de esportes do U.I. Barbosa de Godóis, Eduardo Teles, o trabalho desenvolvido abrange alunos de inúmeras escolas da rede pública estadual, localizadas em bairros adjacentes. Atualmente, aproximadamente 300 alunos são beneficiados com o trabalho esportivo.
 
“Constantemente somos procurados por crianças, jovens e adultos da região que desejam se inserir na prática do handebol. Onde tiver um estudante que queira jogar, nós recebemos. Temos alunos de várias escolas públicas do estado. Participamos não só de competições escolares, mas também de competições da confederação, em diversas categorias”, destacou o professor.

Todo o trabalho e esforço têm rendido belos resultados. A escola contabiliza mais de cem títulos entre competições locais, regionais e nacionais, que enchem de orgulho toda a comunidade escolar.
 
Artur Costa, de 13 anos, é aluno do 9º ano e integra a equipe infantil masculina de handebol. Ele que começou a praticar o handebol com 9 anos, conta orgulhoso as diversas competições já conquistadas, entre elas o bicampeonato no JEMs, em 2015 e 2016. “Eu estudava em uma escola particular e mudei para o Barbosa de Godóis por ser referência no handebol. Este ano estamos na expectativa de sermos tricampeões”, disse.
 
“A vitória foi um trabalho em equipe. Eu fico de olho em todos os passos das meninas e, assim, uma ajuda a outra. Ser goleira é, também, uma responsabilidade. Fico feliz por realizar, com louvor, essa tarefa na minha equipe”, comentou Mariana Reis, 13 anos, goleira do Barbosa de Godóis.
 
“Este trabalho é de extrema importância, porque contribui com o desenvolvimento na qualidade de vida social destas crianças, e no desempenho delas na escola. Com o esporte, tiramos os jovens das ruas e oportunizamos melhorias que refletem na escola e na vida social deles”, enfatizou a diretora da escola, Venina Irineu Frazão.