Escola Barbosa de Godóis é escolhida como primeiro núcleo do Programa Segundo Tempo

“Somos uma escola pequena, de grandes talentos, que tem a melhor equipe de handebol do Norte/Nordeste”, comemorou o professor Eduardo Telles, no evento da última sexta-feira (6), que lançou a Unidade Integrada Barbosa de Godóis, escola do sistema estadual de ensino, como o primeiro núcleo do Programa Segundo Tempo. A solenidade contou com a presença da equipe técnica da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e profissionais da educação ligados ao esporte.

O Programa Segundo Tempo é uma iniciativa do Ministério do Esporte, em parceria com o Governo do Estado e vai beneficiar 15 mil crianças e adolescentes, entre seis e 17 anos da Educação Básica das escolas públicas e de áreas em vulnerabilidade social dos municípios que integram a Região Metropolitana de São Luís.

O Maranhão recebeu investimento de R$ 5 milhões para a implantação do Programa Nacional de Esporte Segundo Tempo. Serão implantados 150 Núcleos Esportivos, sendo 101 em São Luís, 32 no município de São José de Ribamar, seis na Raposa  e 11 em Paço do Lumiar. Os estudantes vão contar com o suporte pedagógico e técnico de 310 profissionais da área, selecionados através de Processo Seletivo Simplificado.

Durante o evento, o secretário adjunto de Projetos Especiais, Odair José, destacou em sua fala que “na escola Barbosa de Godóis, esporte e a educação dialogam de forma eficaz, os estudantes da escola, se dedicam ao estudo e de forma honrosa ao esporte ganhando importantes premiações, aqui tem valores que devem ser incorporados por outras escolas”, frisou.

 Estudantes atletas

Arthur e Gabriel, estudantes da UI Barbosa de Godóis e filhos de seu Oswaldo Costa, são exemplos de estudantes atletas. Eles são vice-campeões de handebol mirim 2015.

Seu Oswaldo conta que conheceu a escola por meio do esporte e optou por transferir seus filhos da escola particular em que estudavam para a Barbosa de Godois. “A equipe faz uma grande diferença, aqui eles são comprometidos com a educação de qualidade e o melhor é que esporte e educação estão alinhados”, pontuou. Sobre o desempenho dos filhos ele destaca: “Meus filhos vão receber o Bolsa Atleta no ano que vem, tudo por conta das medalhas no handebol. O programa Segundo Tempo vai alavancar o rendimento no esporte, fomentar atletas e levantar o nome do Maranhão”, comemorou.