Detran-MA agita Avenida Litorânea com a Corrida Maio Amarelo

Em 30 dias de intensas atividades educativas na Região Metropolitana de São Luís e em 120 municípios maranhenses, o Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) encerrou, na manhã desta quinta-feira, 31, as ações do Movimento Maio Amarelo no Estado, com a 2° edição da Corrida Maio Amarelo.

O evento realizado na Avenida Litorânea reuniu centenas de pessoas para celebrar o sucesso da Campanha e chamar a atenção da sociedade para a importância da redução de acidentes de trânsito. Participaram da prova 500 pessoas inscritas. No ato da inscrição, cada competidor entregou uma cesta básica. Os alimentos arrecadados serão entregues para os desabrigados das enchentes no Maranhão.

Foram premiados com troféus os 03 primeiros colocados das categorias Geral, Colaborador Detran-MA e Pessoas com Necessidades Especiais (PNE), masculino e feminino, nas provas de 5km e 10km e; os 03 primeiros colocados masculino e feminino por faixa etária, sem distinção de categoria, nas provas de 5km e 10km com medalhas exclusivas.

A Diretora Geral do Detran-MA, Larissa Abdalla Britto, destacou a importância da Corrida e da Campanha Maio Amarelo para o Estado. Ela também lembrou que as ações de conscientização foram feitas em cerca de 120 municípios, atendidos pelas 15 Circunscrições Regionais de Trânsito do Maranhão

“O Detran-MA realiza, ao longo do ano, atividades de educação para o trânsito nas cidades maranhenses, com o objetivo de conscientizar a população sobre os cuidados no trânsito. Em maio, as ações são intensificadas para que a mensagem do Movimento Maio Amarelo alcance mais pessoas.

Este ano, o tema do Movimento destaca que “Nós Somos o Trânsito”. São vidas que se perdem, quando um acidente grave acontece. Por isso, é preciso atenção e responsabilidade quando estamos no trânsito. Essa mensagem foi levada durante a Campanha para 120 cidades do Maranhão. A Corrida Maio Amarelo é um reforço à Campanha, além de promover saúde e lazer aos participantes”, disse.

O vencedor da etapa masculino 10 km, Antônio Marcos, ressaltou que a inciativa do Detran-MA em realizar ações de educação para o trânsito é essencial para mudar o comportamento de motoristas e pedestres. “Tenho o hábito de correr e vejo muita imprudência no trânsito. Muitas pessoas não respeitam as regras e não entendem que no trânsito há vidas que precisam ser preservadas”, explicou.

O aposentado José Garcês, de 71 anos, também participou da Corrida e parabenizou o Detran-MA pela Campanha Maio Amarelo. “É o segundo ano que participo da Corrida Maio Amarelo e sei o tamanho da importância da educação no trânsito, para evitar acidentes e reduzir as mortes que destroem as vidas das vítimas e da família que fica”, ressaltou.

MaioAmareloFoi a 5º edição do Movimento Maio Amarelo. A campanha é internacional e visa conscientizar os cidadãos, em prol da redução do alto índice de mortos e feridos graves em acidentes de trânsito. Só no Brasil, de acordo com o DataSus, morrem a cada ano mais de 37,3 mil pessoas no trânsito das cidades e das rodovias do país. A maioria com idade entre 15 e 29 anos.