Desafio Bee: Natureza e sociedade – Atletas superam desafios na primeira Corrida de Trilha de São Luís

São Luís – Crianças, adultos, casais e até famílias inteiras. A primeira Corrida de Trilha de São Luís, organizado pela Bee Sports, reuniu, no sábado (11), centenas de atletas para um desafio em meio a natureza. O local escolhido pela organização foi o Sítio Santa Eulália, no Calhau. Com o tema Desafio Bee: natureza e sociedade, o evento tece como objetivo integrar o esporte com a natureza, chamando a atenção para a necessidade de se preservar o meio ambiente.

Esta foi a terceira corrida da modalidade realizada no Maranhão. No ano passado, a praia de Guarapiranga, no munícipio de São José de Ribamar, recebeu a primeira prova. Os Lençóis Maranhenses foram palco da primeira ultramaratona de corrida de trilha no início do ano. Em São Luís, a competição trouxe dois percursos diferentes, um mais desafiador que o outro, de 6 km e 12 km, para os gêneros masculino e feminino. Além dos obstáculos naturais, os atletas tiveram de superar algumas barreiras colocadas pela organização da corrida. A comunidade do Sítio Santa Eulália também foi incluída nas atividades da prova e auxiliaram os atletas durante toda competição.

O evento mostrou que não há limite de idade para praticar o esporte. O aposentado Baltazar, de 59 anos, participou pela primeira vez de uma corrida de trilha. Atleta há mais de 30 anos, o bancário aposentador já tem duas maratonas no currículo e esbanja vitalidade. Logo que soube da corrida de trilha, não pensou duas vezes e se inscreveu para o percurso de 12 quilômetros. Não chegou entre os primeiros, mas mostrou que tem pique de deixar qualquer jovem boquiaberto. “Corro no asfalto. Já corri duas maratonas, inclusive corri a maratona do Rio, foi a última que participei. A corrida foi muito boa. O cenário muito belo, com certeza irei participar de outras competições do tipo”, disse.

A corrida contou com a participação de atletas de outras modalidades esportes de renome no cenário do esporte, como a triatleta Shirley Orivane. No início do ano, ela participou da primeira ultramaratona de corrida de trilha do Maranhão, também promovida pela Bee Sports, foi a primeira experiência da atleta na modalidade. “A ultramaratona foi um desafio muito grande, mas esta foi bem diferente. Lá em Barreirinhas, nós tínhamos o desafio da resistência, da luta contra si mesmo por ser uma distância bem longa. E aqui não, é um percurso curto, mas com muito obstáculo e tudo é muito intenso, a frequência vai lá pra cima e assim a gente tem de dar o máximo”, explicou.

Além de proporcionar, uma experiência nova para atletas de São Luís, a Bee Sports chamou atenção para necessidade da preservação ambiental na Ilha de São Luís. “Depois de mais esse evento da Bee Sport, tenho a sensação do dever cumprido. Nossa arena funcionou perfeitamente. A gente encontrou um lugar novo para competir em São Luís, diferente e bem legal. O evento foi um sucesso e vem coroar o calendário da Bee Sports.  Correndo na natureza a gente consegue perceber inúmeras coisas, inclusive a necessidade da preservação deste ambiente que está muito degradado”, contou Anderson Nogueira, organizador do evento.

Classificação

6 km

Masculino

1-      Francisco Anderson S. Leitão

2-      José Gomes da Silva

3-      Fernando Berniz Aragão

4-      José Armando de Oliveira

5-      Antônio José de Souza

 

Feminino

1-      Priscila Alves O. Araújo

2-      Shirley Orivane

3-      Juliana Coutinho Amorim Carneiro

4-      Helóisa Vitória Ferreira gomes

5-      Karla Maria Massari Lobo

 

12 km

Masculino

1-      Francisco de A. G Monteiro

2-      Aluízio Ribeiro

3-      Eric Adriano Silva Santos

4-      Antônio Renato Cruz Nonato

5-      Netto e Cia

 

  Feminino

1-      Luana Silva Caldas

2-      Aninha Trabulsi

3-      Taíse Alini Varão Ribeiro

4-      Poliana Santos

5-      Adelice de Castro Lima