Corpo de Bombeiros realiza ações de prevenção a acidentes no Estádio Castelão neste domingo (21)

O Estádio Castelão, em São Luís, receberá um atendimento especial de prevenção do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), neste domingo (21), pela tarde, durante o maior clássico do futebol maranhense, Sampaio e Moto. A partida é uma promoção da Federação Maranhense de Futebol em parceria com o Governo do Estado.

As atividades serão coordenadas pelo Grupo de Prevenção em Estádios (GPREVEST), do CBMMA, que entre as suas diversas atribuições, vai garantir a segurança aos torcedores, desenvolvendo atividades de prevenção nas dependências do estádio.

“Nossos militares estarão atentos, ocupando os espaços do Castelão, de modo a garantir que seja um domingo de espetáculo para o futebol maranhense. Esperamos que as famílias possam assistir ao jogo com tranquilidade e segurança, em clima de paz”, afirmou o comandante-geral do CBMMA, coronel Célio Roberto de Araújo.

O comandante informou que haverá um posto funcionando, no interior do estádio, para atender ocorrências que porventura venham a acontecer durante a partida. “Será mais um trabalho conjunto do Sistema de Segurança, com as Polícias Militar e Civil e outros órgãos”, informou.

Os trabalhos terão a participação de equipes da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, da Diretoria de Atividades Técnicas (DAT), Comando Operacional, Batalhão de Busca e Salvamento, 1º e 2º batalhões de Bombeiro Militar (BBMs), Batalhão de Emergência Médica (BEM) e Batalhão de Bombeiro Ambiental (BBA).

O comandante do Grupo de Prevenção em Estádios, coronel Ernesto França, disse que foram escalados cerca de 30 militares, distribuídos no entorno do gramado e nas áreas das cadeiras, arquibancadas, camarotes e demais setores do Castelão. “Montamos um plano tático de ocupação e pronta-intervenção com homens e recursos operacionais, aptos para prestar assistência em casos de combate a incêndios, salvamentos e atendimentos pré-hospitalares”, explicou.

As atividades de prevenção incluem resgate e atendimento a situações de emergência e pânico. Serão utilizadas uma ambulância, uma viatura de combate incêndio, uma de salvamento e veículos administrativos, além de materiais de atendimento pré-hospitalar, pranchas, lanternas, cadeirinhas, entre outros. Os bombeiros prestarão orientações quanto à entrada de objetos e equipamentos das torcidas e dos prestadores de serviços dentro do estádio.

Equipes de militares farão, ainda, vistorias no local. O objetivo é conferir a situação do estádio quanto às normas de segurança contra incêndio e pânico. Serão inspecionados os acessos, a área de escape de público e os sistemas de prevenção.