Basquete:Maranhense faz história no comando do Clube do Remo

O maranhense de Pedreiras, Abdala Salomão, de 53 anos (1º de junho de 1963), que brilhou no basquete paulista em sua época de jogador, vem fazendo história no basquete do Pará, agora como técnico. Comandando o Clube do Remo, um dos times mais tradicionais da região norte do país, o treinador sagrou-se campeão Paraense Adulto Masculino – 2016, de forma invicta.

E, este foi o segundo título consecutivo de Salomão no comando do time azulino, que é o atual tricampeão paraense. “Esta foi uma conquista diferente, a Federação Paraense acertou em cheio em criar este ano o playoff (melhor-de-três) e com muito empenho técnico, garra e comprometimento dos nossos jogadores, conseguimos fechar a disputa final em 2 a 0. Dois jogos muitos difíceis, minuto a minuto bem acirrado e, graças a Deus, conseguimos presentear essa imensa torcida azulina e à nova diretoria com esse titulo inédito, vencendo nos dois últimos anos (2015/2016) de forma invicta e obtendo êxito em seis confrontos contra o rival Paysandu”, comenta, salientando que apesar da invencibilidade, o playoff – final não foi fácil.

“A série final foi disputadíssima, fizemos uma grande partida no ginásio do Paysandu, no primeiro duelo do playoff, um jogo muito tenso por ser o primeiro e sabíamos que eles viriam de forma agressiva defensivamente, mais tivemos a tranquilidade de, nos momentos decisivos, jogar com inteligência, selecionando as melhores bolas e conseguimos a primeira vitória. No Serra Freire, ao lado da nossa torcida, a segunda partida também bem truncada, já que não conseguíamos desenvolver o nosso habitual jogo, sofrendo uma grande defesa do Paysandu, que fez com que cometêssemos muitos erros, mas nos momentos decisivos no último período, em que o desgaste era visível para às duas equipes, nós conseguimos ter mais tranquilidade e competência para fechar o quarto em 20 a 07, consolidando de vez a vitória e o título, que foi tão merecido e aguardado pelos torcedores”, relembra Abdala, que já escreveu seu nome na história do Clube do Remo e do basquete paraense.

Para o futuro, Salomão acredita que a nova diretoria do Clube do Remo, encabeçada pelo presidente Manoel Ribeiro, não vai medir esforços para manter a equipe em atividade, começando a pensar em voos maiores. “A expectativa da continuidade deste time é enorme, a nova diretoria acompanhou e nos deu total apoio e condições para realizarmos uma boa fase de treinamentos, que culminou no titulo. É um time externamente técnico, a exemplo da temporada passada, jogadores experientes e que desenvolvem duas funções durante o jogo, isso nos ajuda a criar um melhor padrão para a equipe”, comenta Abdala.

“Após a conquista, me reuni com a diretoria e já estão trabalhando nos bastidores para que o Clube do Remo volte em 2017 a disputar competições regionais e nacionais. Um trabalho que será pautado na realidade do clube e no momento do basquete nacional, a Copa Norte seria o primeiro desafio e, consequentemente, ir disputar uma Supercopa. Confio na diretoria para que este projeto se torne realidade, o Clube do Remo merece ter uma equipe jogando os torneios nacionais, a grande nação ama o basquetebol e provou isso nesse tricampeonato, lotando o nosso ginásio”, finaliza Abdala