7 mil pessoas participam das comemorações do 1º de maio promovidas pelo SESI no Maranhão

 

SÃO LUÍS – O trabalhador da indústria cerâmica Nossa Senhora do Rosário, Hilton Santos Alves, de 37 anos, foi hexacampeão na XII Corrida SESI do Trabalhador em São Luís. Ele correu o percurso de 10 km em 32 minutos e 48 segundos e conquistou a corrida pela sexta vez em São Luís.

A competição iniciou a programação da Festa SESI do Trabalhador da Indústria, promovida no dia 1º de maio pelo Serviço Social da Indústria (SESI), em comemoração ao Dia Mundial do Trabalho. O evento é o primeiro de mais de dez ações – voltadas a empresários, industriários e comunidade – que serão realizadas pelo Sistema FIEMA no mês de maio, em comemoração ao mês da indústria, celebrado no dia 25 de maio.

Além de vencer a corrida em São Luís, Hilton também foi vencedor da prova de cinco quilômetros promovida pelo SESI em Caxias, no último dia 25 de abril. Somando os dois prêmios, ele recebeu R$ 1.800,00, que vai investir na participação em outros campeonatos de atletismo. “Deus salvou a minha vida através do esporte. Enfrentei a depressão e a bebida e hoje tenho potencial para competir em qualquer lugar, com o apoio do SESI”, comemorou o trabalhador da indústria de Rosário.

Já a engenheira eletricista, Shirley Orivane, que correu pela primeira vez na corrida do SESI em São Luís, já estreou na prova com vitória. A trabalhadora atleta é considerada um estímulo para os colegas da empresa Vale, onde trabalha, e ficou em primeiro na categoria industriário, 10 km, feminino. “Estou muito feliz em competir pela minha empresa e poder levar essa medalha pelo Dia do Trabalho”, contou. A Vale ainda levou um troféu de empresa com mais competidores na prova.

Na capital, cerca de 850 trabalhadores da indústria e comunidade participaram da tradicional Corrida SESI do Trabalhador da Indústria, que incluiu categorias especiais para idosos e pessoas com deficiência visual, intelectual e cadeirante.

Da serenidade dos seus 84 anos e sem demostrar nenhum tipo de fatiga, o aposentado Wilson Teodordo Privado ganhou novamente a medalha de primeiro lugar na corrida dos cinco quilômetros, categoria Idoso. Seu Wilson, que é atleta há 14 anos, deixou o futebol e migrou para o atletismo, quando seus amigos de equipe achavam que já estavam velhos demais para jogar. “Vim pra corrida e dela só sairei quando Deus me chamar. Enquanto isso, estou treinando para participar da meia maratona do Rio de Janeiro e da oitava São Silvestre”, comentou entusiasmado.

LANÇAMENTO – Durante a Festa SESI do Trabalhador da Indústria, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), Edilson Baldez das Neves, que também é presidente do Conselho Nacional do SESI, fez o lançamento do mais novo programa da entidade: o SESI Vida Mais.

A inciativa consiste em acompanhar trabalhadores da indústria que sofrem de doenças crônicas na empresa, como diabetes, hipertensão, dislipidemia, com serviços médicos, consultas, avaliações física, psicológica e social. A prestação dos serviços será realizada na Unidade de Vida Saudável SESI Clube Araçagi por seis meses. Após esse período, os profissionais do SESI farão uma avaliação, uma espécie de retrato da saúde desses trabalhadores antes e depois de passarem pelo programa.

“Esse é um programa inédito do SESI Maranhão que queremos expandir para a comunidade, fazendo, inclusive, parcerias com outras instituições para levar mais qualidade de vida aos trabalhadores do nosso estado e da nossa indústria”, afirmou o presidente.

Além da corrida em São Luís, a Festa SESI do Trabalhador reuniu trabalhadores da indústria e comunidade em mais cinco cidades do Estado – Bacabal, Imperatriz, Caxias, Açailândia e Balsas. Na programação, corridas, caminhadas, torneios esportivos e recreativos, circuito saúde, oficinas e shows musicais. O programa SESI Cozinha Brasil também marcou presença na Festa, oferecendo sucos saudáveis e sanduiche natural para os atletas após a corrida.

Em São Luís, o evento contou com o apoio da TV Mirante e das federações, que levaram apresentações de capoeira, fisiculturismo, além de um aulão de ritmos para os participantes.

Estiveram presentes ao evento em São Luís os diretores e vice-presidentes da FIEMA João Neto Franco, Rachid Abdalla, José Orlando Leite, Pedro Robson Holanda, Cirilo Arruda, Oswaldo Pavão, o diretor regional do SENAI e superintendente do IEL, Marco Moura e a coordenadora de Vida Saudável do SESI-MA, Rita Samara, além dos convidados Julião Amin, secretário Estadual de Trabalho e Emprego do Maranhão, e Rubens Soares, secretário-adjunto municipal de Desporto e Lazer de São Luís.

MUNICÍPIOS – Com o mesmo entusiasmo da capital, a Festa Sesi do Trabalhador da Indústria também foi  comemorada nos municípios de Caxias, Imperatriz, Açailândia, Bacabal. Em Balsas, a Festa será no dia 3 de maio, domingo.

Tradicionalmente em Caxias, a Corrida Sesi do Trabalhador antecede as demais comemorações e este ano foi realizada no dia 25 de abril, às 16h com a premiação às 18h. No dia 1º de maio, a festa dos trabalhadores teve início com os torneios esportivos nas modalidades futebol society, futsal masculino e feminino, sinuca, vôlei de areia e tênis de mesa. A atração musical foi o cantor Gilvan Lins e banda.

Também em Bacabal, houve um diferencial. Foi realizada uma caminhada ao invés da corrida, que começou às 8h, com saída e retorno da unidade do Sesi no município. Em seguida, iniciou o show da banda Forrozão Reflexo, que finalizava o torneio do Trabalhador. Porém, durante o dia, ocorreram outras atividades como banho de piscina; oficinas de pintura de rosto, biscuit, balão, brinquedos infláveis, jogos de damas e xadrez, tênis de mesa; badminton e vôlei de areia.

A corrida do trabalhador, em Açailândia, teve início às 8h. Às 10h, os trabalhadores tiveram a final do torneio na AERCA; finalizando com a premiação e a Festa do Trabalhador com banda de pagode e atividades de lazer para trabalhadores e famílias.   

Às 6h da manhã, em Imperatriz, houve a recepção e concentração de corredores, seguido de aula de alongamento. A corrida iniciou às 7h e os torneios de natação, voleibol, xadrez e tênis de mesa começaram às 9h, quando finalizava o futsal. A partir das 9h30 até às 15h, ocorreram competições de natação, voleibol, xadrez, tênis de mesa, início da premiação da corrida e premiação dos torneios.

Com Torneio do Trabalhador nas modalidades de futsal, dama, xadrez (masculino- feminino), vôlei de areia vai ocorrer, na AABB, no dia 03 de maio, em Balsas, a Festa do Trabalhador. No município, a Corrida do Trabalhador será às 7h da manhã e os torneios às 8h. A partir das 10h, terá início a premiação da corrida, seguida da premiação das modalidades esportivas.