64 atletas seguem competindo até domingo no Norte/Nordeste de Sinuca

Campeonato Norte/Nordeste de SinucaO sábado (4) e domingo (5) serão de partidas decisivas no 5º Campeonato Norte/Nordeste de Sinuca, com o início dos jogos da fase mata-mata, às 10h, no Salão Principal e Salão João Bosco da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB-São Luís), no Calhau, em São Luís/MA. Aberto ao publico, o campeonato encerra amanhã (5), com os jogos das quartas e semifinais e a grande final, que acontecerá à tarde. Em seguida, haverá a solenidade oficial de premiação e confraternização dos atletas.

Com patrocínio oficial do Mateus (Lei Estadual de Incentivo aos Esportes Maranhenses), o 5º Campeonato Norte/Nordeste de Sinuca é uma realização da Federação Maranhense de Bilhar e Sinuca (FMBS) e Confederação Brasileira de Bilhar e Sinuca (CBBS), com apoio do Jornal Pequeno, Bus Transportes, Serv Bus, Mar Doce, Praia Mar Hotel, AABB/São Luís, Golden Shopping, Polícia Militar, Pontestur, Sistema Fiema, Prefeitura de São Luís, Net e imprensa desportiva.

 Neste sábado também ocorrerá a abertura institucional do evento, às 14h, no salão principal da AABB, prestigiada por convidados, patrocinadores, apoiadores, atletas, dirigentes, imprensa e público. Na ocasião, haverá a execução dos hinos do Maranhão e do Brasil, pronunciamentos dos organizadores e patrocinadores e desfile das dez federações (AL, BA, CE, MA, PA, PB, PE, PI, RN e SE). A Federação Maranhense se pronunciará em nota sobre a trágica e desastrada ação da Polícia do Ceará, que vitimou o atleta José Messias Guedes de Oliveira, na última terça-feira.

Em nota, a Confederação Brasileira de Bilhar e Sinuca (CBBS) também manifestou a sua solidariedade aos familiares e amigos do atleta e a indignação sobre o lamentável incidente ocorrido com os atletas da Paraíba. Em trecho da nota, a CBBS exige que as autoridades aprofundem as investigações, identifiquem os responsáveis e procedam com as devidas punições. “Contamos que todo tipo de assistência seja oferecida pelas autoridades, à família do nosso amigo Messias”, diz a nota assinada pela CBBS.

Nota de Solidariedade

Com imenso pesar, a Federação Maranhense de Bilhar e Sinuca (FMBS) lamenta profundamente o falecimento do atleta paraibano José Messias Guedes Oliveira, morto durante desastrada ação da Polícia Militar do Ceará, na ultima terça-feira (31).

O carro em que ele viajava com outros três atletas paraibanos para participar do 5º Campeonato Norte-Nordeste de Sinuca, de 2 a 5 deste mês, em São Luis/MA, foi alvejado em uma condenável abordagem policial na cidade cearense de Campos Sales.

Em consonância com os sentimentos de solidariedade e de indignação manifestados por familiares, amigos, atletas, dirigentes e torcedores dos esportes de bilhar e sinuca de todo o país, a FMBS exige do Poder Publico e da Justiça do Estado do Ceará a rigorosa, imparcial e efetiva apuração desse trágico acontecimento.

Seguiremos acompanhando os desdobramentos do inquérito policial, a elucidação completa dos fatos e as decisões da Justiça, a fim de evitar que mais esse lamentável caso de violência nas estradas brasileiras caia no esquecimento e na impunidade.

Solidarizamo-nos com a família e amigos de José Messias pela perda precoce do ente querido, ao mesmo tempo em que, ecoando os gritos de dor e de protesto de todos os seus amigos da sinuca, exigimos: ‘não confundam meu taco de sinuca com armas de fogo!’