. Decisão da Copa da Primavera de Voleibol acontece nesta terça-feira(8) em São Luís – Maranhão Esportes

Decisão da Copa da Primavera de Voleibol acontece nesta terça-feira(8) em São Luís

As finais da Copa da Primavera de VoleibolTroféu Alfredo Menezes, acontecem nesta terça-feira (8) no Ginásio da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) no bairro do Calhau. A Copa da Primavera de Voleibol – Troféu Alfredo Menezes, é promovida pela AABB de São Luís e conta com o apoio da Federação Maranhense de Voleibol.

As partidas têm início ás 14h30 com a disputa de 3º e 4º lugar do torneio feminino entre SLZ Vôlei e UIRB, ás 15h30 será a vez da final do feminino entre AABB e Vôlei Clube Edeconsil. As partidas do torneio masculino têm início ás 16h30 com a disputa de 3º e 4º lugar entre SEMDEL e CDC Vôlei e ás 17h30 será realizada a decisão entre UIRB x AABB.

No masculino a competição contará com a participação da AABB, CDC Vôlei, Apcef, UTS Vôlei, Colégio Batista, Praia Clube, Semdel, Aerca, UIRB e Clube Atlético Maranhense CAM. No feminino, AABB, Vôlei Clube Edeconsil, Colégio Batista, SLZ Vôlei e Universidade Infantil Rivanda Berenice UIRB).

Histórico da Copa Primavera de Voleibol

A ideia surgiu em 2007, após um torneio de vôlei feminino realizado para comemorar o aniversário do clube, porém a competição em formato de copa teve a primeira edição em 2008.

A copa recebeu o nome de primavera em homenagem às flores da estação mais charmosa. A competição foi idealizada pelo casal de esportista Ivan Sarney e Janaina Ribeiro, que naquela ocasião, ela fazia parte da equipe de vôlei da AABB e ocupava também a função de diretora de voleibol.

Na realização da segunda edição, foi sugerido pelo Professor Paulo Fernando, o nome do troféu em homenagem ao jornalista Alfredo Menezes, sugestão que foi acatada pela diretoria e perdura até hoje. Antônio Félix, naquela época era o presidente da AABB, acatou e apoiou o projeto durante os seis anos do seu mandato. Wilson Lopes, que o sucedeu na presidência do clube, deu continuidade ao projeto da copa.

Em 2009, a competição recebeu o naipe masculino, fato que contribuiu muito para a divulgação e crescimento da copa, tornando-a a competição adulta mais aguardada no estado. Ganhou também a chancela da Federação Maranhense de Voleibol através do presidente Edivaldo Biguá.

O número de equipes participantes têm variado muito nesses sete anos, sendo o naipe masculino o que mais equipes se inscreve. Chegou a variar entre 8 e 12 equipes masculinas inscritas, sendo limitadas em função das taxas de arbitragens e do tempo previsto dentro do calendário da AABB. Todas as despesas foram sempre custeadas pela AABB, excetuando-se algumas premiações fornecidas pela Federação de Vôlei.

A coordenação técnica da copa, além da presidência e membros da diretoria esportiva, teve à frente os professores Telesforo Sousa e Paulo Fernando como responsáveis pela direção técnica.

 Nessas oito edições da copa, foram inúmeros os atletas, torcedores e simpatizantes que visitaram à AABB para prestigiar os jogos. O público que sempre prestigia a competição vibra com grandes jogos e decisões emocionantes proporcionadas pela Copa da Primavera de Voleibol – Troféu Alfredo Menezes.