Maranhão leva ouro na Copa Nordeste de Handebol

O Maranhão fez bonito na edição deste ano da Copa Nordeste Cadete de Seleções de Handebol, competição realizada no ginásio Castelinho. O time maranhense, finalizou bem a competição, que reuniu atletas com idade entre 14 e 16 anos, vencendo a seleção cearense, em uma disputa realizada no sábado (18).

Na disputa da noite, a Seleção do Ceará, que também conseguiu bons resultados em todos os jogos pela chave A, foi derrotado pelos maranhenses. Com estratégia e manejo de bola, o jogo terminou em 22 a 20 e o Maranhão garantiu, em casa, a taça de ouro da Copa Nordeste 2015.

Para o técnico da Seleção Maranhense de Handebol Cadete, Felipe Neto, a equipe, formada por estudantes, conseguiu excelentes resultados para o handebol o estado. “Foi difícil conseguir mais uma vitória para o nosso estado, mas com garra conseguimos o ouro”, declara o técnico.

Destacaram-se na copa deste ano, os jogadores Otávio, João Pedro, Saulo e, principalmente, Caique, considerado o melhor da competição. “Os resultados dos nossos jogos e a vitória do Maranhão na Copa Nordeste foi excelente! O Caique está sempre se destacando e já é conhecido nacionalmente”, disse Felipe Neto.

De acordo com o coordenador geral da Copa Nordeste, Márcio Frank de Castro, com o apoio de instituições parceiras e do governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), realizamos uma copa de handebol cadete produtiva. “Mais um projeto da Lei de Incentivo ao Esporte, fruto de parcerias, nossa copa foi bem estruturada, com resultados positivos e uma oportunidade para revelar grandes atletas do nordeste”, explica Frank.

Segundo Presidente da Federação Maranhense de Handebol, José Pinheiro Silva, “Nosso maior objetivo é promover a inclusão social, com vista à melhoria da educação através do estímulo e do incentivo ao esporte”, afirma Pinheiro.

Bons resultados

No primeiro dia da Copa Nordeste (14), O Maranhão derrotou Ceará por 23 a 22 gols. No segundo duelo, realizado no dia 15, os maranhenses superaram os piauienses por 24 a 19 em um lance de táticas de gols no ginásio. 

Na partida da quinta-feira (16) não foi diferente. A seleção masculina venceu os sergipanos com uma vantagem de 08 gols: 29 a 21. Na noite do dia 17, na disputa de cruzamento entre as chaves A e B, o Maranhão atacou o time do Rio grande do Norte e ganhou por 20 a 17 gols.

Seleções

A Copa Nordeste de Seleções Cadete Feminino e Masculino de Handebol reuniu oito equipes que participaram da copa no intuito de levar a taça na final da Copa Nordeste.

Entre os homens, participaram as seleções do Piauí, Ceará, Maranhão e Sergipe na chave A, enquanto Pernambuco, Rio Grande do Norte, Alagoas e Bahia jogaram pela B. No feminino, os estados do Pernambuco, Piauí, Maranhão e Sergipe integraram o grupo A; e Ceará, Rio Grande do Norte, Alagoas e Bahia disputaram pela chave B.

A Copa Nordeste é um projeto realizado pela Confederação Brasileira de Handebol, Federação Maranhense de Handebol e amparados pela Lei de Incentivo ao Esporte do governo do Maranhão.