Comunidade esportiva comemora decisão do Estado para investimentos na área

georgeO anúncio do governador Flávio Dino de ampliar para 100% a contrapartida do Estado para os investimentos destinados ao Maranhão na área esportiva foi comemorado pelos representantes das federações esportivas do Maranhão. A decisão do Estado em investir um real para cada real investido pelo Governo Federal fortalecerá o esporte no Maranhão.

“Essa iniciativa foi brilhante. Tenho 42 anos de convívio com o esporte maranhense e nunca tinha visto uma gestão tão comprometida com a causa esportiva. Esse governo saiu na frente e com certeza colheremos muitos frutos positivos desses investimentos”, lembrou o presidente da Federação Maranhense de Vôlei, Edivaldo Biguá.

A decisão do governador foi anunciada na quinta-feira durante visita do ministro do Esporte, George Hilton. Flávio Dino reafirmou o compromisso de fazer uma gestão que contemple todos os maranhenses e informou ao ministro a necessidade de que os projetos do Governo Federal contemplem também o interior do estado, o que junto com a contrapartida de 100% do Estado dará um salto qualitativo e quantitativo para o esporte.

Nas gestões anteriores, a contrapartida do Estado não ultrapassava os 20% do valor desembolsado pelo Governo Federal. “Esse novo percentual de contrapartida do Governo do Estado será muito bem-vindo. Por muito tempo todos os esportes estiveram esquecidos pelos gestores do Maranhão. As boas notícias já começaram a chegar com o anúncio da reforma do parque aquático do Complexo Esportivo Canhoteiro”, destacou o presidente da Federação Maranhense de Natação, Júlio Monteiro, ao explicar que o parque aquático atenderá boa parte da demanda existente na capital.

Os investimentos estaduais na mesma proporção dos investimentos federais ajudarão a elevar a qualidade técnica do esporte no Maranhão, pois os atletas terão melhores estruturas para realizar os treinamentos. Essa postura também terá reflexos no campo social, comunitário e educativo da prática esportiva.

“Esses investimentos trarão muitos benefícios para o Maranhão. Além de elevar a qualidade dos nossos atletas, vamos poder atuar em projetos sociais que levem o esporte para diversas comunidades. O nosso governador foi muito feliz em ampliar o valor dessa contrapartida”, opinou o presidente da Federação Maranhense de Atletismo, Márcio Meguins.

Segundo o presidente da Federação Maranhense de Futsal, Alim Maluf Neto, a determinação vem em um momento muito oportuno, tendo em vista os grandes eventos esportivos que serão realizados no Brasil nos próximos anos. “Com tantos investimentos podemos conseguir inserir o Maranhão nesse circuito dos grandes eventos esportivos, como local de treinamento ou até de realização de competições”, afirmou.