. Liceu e Paulo VI decidem a medalha de ouro do handebol feminino – Maranhão Esportes

Liceu e Paulo VI decidem a medalha de ouro do handebol feminino

Foto 1 Sedel - medalha de ouroUma final entre as duas equipes mais fortes do Maranhão. Nesta sexta-feira (19), às 9h, o Ginásio Castelinho será palco para um duelo que promete tirar o fôlego na decisão pela medalha de ouro do handebol feminino da Etapa Estadual dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs), competição promovida pela Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel). A partir das 9h, Liceu Maranhense e Paulo VI se enfrentam no duelo mais aguardado desta edição dos JEMs. Quem vencer, representará o Maranhão nos Jogos Escolares da Juventude, na cidade de João Pessoa, na Paraíba.

As duas equipes chegam à decisão após terem feito campanhas muito boas nesta edição dos JEMs. Atual tricampeão dos jogos escolares, o Liceu Maranhense chega à final sem ter perdido um jogo sequer. A tradicional escola da capital vai em busca do tetracampeonato consecutivo levando consigo o favoritismo pelas boas exibições nos JEMs.

Nesta quinta-feira (18), por exemplo, as meninas do Liceu Maranhense deram show em quadra e não tomaram conhecimento da equipe do Colégio Santa Luzia (Imperatriz). A vitória fácil por 26 a 8 foi mais do que suficiente para colocar a escola da capital em mais uma disputa de medalha de ouro.

Com o triunfo sobre o time de Imperatriz, o Liceu Maranhense manteve os 100% de aproveitamento na Etapa Estadual dos JEMs. Se por um lado, as atuais tricampeãs são favoritas na final, do outro, as meninas do Paulo VI acreditam que podem acabar com a hegemonia das rivais nesta sexta-feira. Mas, para isso, terão de se superar dentro de quadra.

Nesta edição dos JEMs, Paulo VI e Liceu Maranhense se enfrentaram na fase de grupos, e o time liceísta levou a melhor: 21 a 15. No entanto, o time do Paulo VI, que perdeu apenas um jogo nos jogos escolares, vem crescendo ao longo da competição e pode fazer frente às tricampeãs.

Na semifinal, as meninas do Paulo VI tiveram pela frente o Colégio Benedito Leite. O duelo foi duro, mas a vitória apertada por 19 a 16 garantiu o Paulo VI na decisão desta sexta-feira.

A disputa pela medalha de ouro do handebol feminino entre Liceu Maranhense e Paulo VI começa às 9h, no Ginásio Castelinho. Antes, às 8h, Benedito Leite e Santa Luzia (Imperatriz) decidem a medalha de bronze dos JEMs.  

 

Masculino

Se na disputa feminina, o duelo promete ser equilibrado, no masculino também não há favoritos. Os colégios Santo Expedito e Cegel estão na final após jogos duríssimos ao longo do torneio. A partida, além de valer a medalha de ouro, será um tira-teima, já que os dois times se enfrentaram na fase de grupos. Na ocasião, o Santo Expedito venceu por apenas dois gols de diferença: 20 a 18.

Além do equilíbrio entre as equipes, a rivalidade entre as duas escolas está acirrada e tudo pode acontecer nesta final imprevisível. O jogo decisivo entre os dois times começa às 11h. Mas antes da final do handebol masculino, Upaon-Açu e CEB (Imperatriz) disputam a medalha de bronze, já que foram derrotados, na semifinal, pelo Cegel (26 a 11) e Santo Expedito (22 a 15), respectivamente.

No site da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel) está disponível o boletim completo com todas as partidas que ocorrerão nos JEMs com seus respectivos horários. Para ter acesso ao documento, basta acessar o www.esporteelazer.ma.gov.br.

 

JEMs 2014

Em 2014, a Etapa Estadual dos JEMs foi dividida em três grupos. O primeiro grupo contará com as disputas de três modalidades coletivas (futebol de campo, handebol e vôlei), que prosseguem até a próxima sexta-feira (19), data em que serão conhecidos os campeões destes esportes na categoria Infanto.

Em seguida, entre os dias 21 e 24 de setembro, serão realizadas as disputas das modalidades individuais (atletismo, badminton, capoeira, caratê, ciclismo, dama, jiu-jítsu, judô, natação, taekwondo, tênis, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez). Por fim, de 25 de agosto a 2 de setembro, ocorrem as disputas das modalidades coletivas restantes (basquete, beach soccer e futsal).