. Eugênio Barros e Liceu se classificam para as quartas de final no handebol feminino nos JEMs – Maranhão Esportes

Eugênio Barros e Liceu se classificam para as quartas de final no handebol feminino nos JEMs

Foto 4 Sedel - handebol femininoAs disputas do handebol feminino da Etapa Estadual dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs), competição promovida pela Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), seguem a todo vapor. Nesta segunda-feira (15), foi realizada a segunda rodada do torneio com jogos no Ginásio Castelinho, em São Luís. E, mesmo com uma rodada de antecipação, algumas escolas já estão garantidas nas quartas de final. Destaque para o Colégio Eugênio Barros (Caxias) e para o Liceu Maranhense, atual tricampeão nesta categoria.

O Eugênio Barros foi a primeira instituição a se garantir nas quartas de final da Etapa Estadual do handebol feminino. A equipe caxiense encontrou muitas dificuldades para derrotar o Upaon-Açu em jogo válido pelo Grupo D. No entanto, as meninas do Eugênio Barros conseguiram se sobressair nos minutos finais e garantir seu segundo triunfo nos JEMs: 15 a 13.

O resultado diante do Upaon-Açu garantiu a escola caxiense nas quartas de final. Além de estar classificado, o Eugênio Barros passa para a próxima fase com a melhor campanha do grupo. Com duas vitórias em dois jogos, o time de Caxias está com 100% de aproveitamento.

Quem também conseguiu uma boa vitória nesta segunda-feira foi o Liceu Maranhense. Atual tricampeão do handebol feminino dos JEMs, a tradicional escola da capital não teve muitas dificuldades para derrotar o Colégio Militar Tiradentes por 34 a 12.

A vitória deu ao Liceu sua passagem antecipada para as quartas de final, isso porque, na primeira rodada, o Colégio Paulo VI havia vencido o Militar Tiradentes. Assim, Liceu e Paulo VI estão classificados para a próxima fase. Nesta terça-feira, as duas escolas se enfrentam, às 12h, no Ginásio Castelinho, para definir a primeira colocação na chave.

 

Outros resultados

Pelo Grupo A do handebol feminino, um duelo bastante equilibrado entre os colégios Batista DLT e Magno Bacelar (Urbano Santos). Após a escola da capital abrir larga vantagem no placar, as meninas do interior reagiram na partida e, por muito pouco não levaram a disputa para a prorrogação. Mas, apesar de todo o esforço do Magno Bacelar, a vitória ficou com o Batista DLT: 10 a 9.

Já pelo Grupo B, um duelo emocionante entre duas escolas de Imperatriz. O CEB e o Santa Luzia fizeram uma partida equilibrada do início ao fim. Após estar perdendo por 17 a 13, o CEB buscou uma reação e trouxe a vantagem do seu rival para apenas um gol: 17 a 16. No entanto, nos momentos decisivos do jogo, o CEB não conseguiu empatar e passar a frente. Melhor para o Santa Luzia, que conseguiu administrar a vantagem e vencer por 19 a 17.

Pela mesma chave, o Colégio Benedito Leite não teve problemas para derrotar o Colégio Carvalho Guimarães (Caxias). Apesar de cometer muitos erros durante todo o jogo, a equipe da capital conseguiu vencer por 23 a 8, resultado que a deixa bem perto das quartas de final do handebol feminino dos JEMs.

Próximos jogos

Nesta terça-feira (16), ocorrem as disputas da terceira e última rodada da fase de grupos do handebol feminino. Os jogos começam às 8h no Ginásio Castelinho, em São Luís. No primeiro jogo da rodada, o CEB (Imperatriz) precisa vencer o Benedito Leite para ainda sonhar com classificação, além de torcer para um tropeço do Santa Luzia (Imperatriz) que enfrenta, logo em seguida, às 9h, o Carvalho Guimarães (Caxias).

Às 10h, Upaon-Açu e Graça Aranha (Imperatriz) duelam pela última vaga do Grupo D para as quartas de final. O vencedor do confronto estará entre as oito melhores equipes dos JEMs.

Na sequência, às 11h, o Colégio Rio Grande do Norte tenta confirmar o favoritismo contra o Magno Bacelar (Urbano Santos). No último jogo do dia pelo handebol feminino, Liceu Maranhense e Paulo VI decidem a primeira colocação no Grupo C.   

Vale destacar que os campeões dos JEMs 2014 irão representar o Maranhão nos Jogos Escolares da Juventude. Este ano, a competição da categoria Infanto ocorrerá na cidade de João Pessoa, na Paraíba, entre os dias 6 e 15 de novembro.

JEMs 2014

Em 2014, a Etapa Estadual dos JEMs foi dividida em três grupos. O primeiro grupo contará com as disputas de três modalidades coletivas (futebol de campo, handebol e vôlei), que prosseguem até a próxima sexta-feira (19), data em que serão conhecidos os campeões destes esportes na categoria Infanto.

Em seguida, entre os dias 21 e 24 de setembro, serão realizadas as disputas das modalidades individuais (atletismo, badminton, capoeira, caratê, ciclismo, dama, jiu-jítsu, judô, natação, taekwondo, tênis, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez). Por fim, de 25 de agosto a 2 de setembro, ocorrem as disputas das modalidades coletivas restantes (basquete, beach soccer e futsal).