Escolas de São Luís avançam às quartas de final do handebol feminino nos JEMs

Foto 2 Sedel - handebol femininoAs quartas de final da disputa do handebol feminino da Etapa Estadual dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs), competição promovida pela Secretria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), já estão definidas. Nesta terça-feira (16), foram conhecidas as oito melhores equipes do Maranhão na categoria Infanto (de 15 a 17 anos). E o destaque da última rodada da fase classificatória ficou por conta das escolas da capital, que venceram seus jogos no Ginásio Castelinho e avançaram para a próxima fase dos JEMs.

No primeiro jogo do dia, um confronto entre São Luís e Imperatriz. De um lado, representando a capital, a Escola Benedito Leite. Do outro, o CEB, da cidade da Região Tocantina. E o duelo pelo Grupo B valia uma vaga para as quartas de final. E por se tratar da sobrevivência na competição para os dois times, a partida foi equilibrada do início ao fim.

Com uma pitada de dramaticidade nos minutos finais, as meninas do Benedito Leite levaram a melhor contra a equipe do interior do Estado. A vitória apertada por 12 a 11 garantiu a escola da capital nas quartas de final com a melhor campanha do grupo. A derrota eliminou o CEB da competição.

Quem se aproveitou da derrota do CEB foi o Colégio Santa Luzia (Imperatriz), que venceu passou pelo Colégio Carvalho Guimarães (Buriti Bravo) por 18 a 9. O triunfo garantiu a segunda colocação do Grupo B ao time imperatrizense e vaga na próxima fase dos JEMs.

Já pelo Grupo D, Upaon-Açu e Graça Aranha (Imperatriz) fizeram um confronto direto por um lugar nas quartas de final. O time de São Luís esteve a frente durante toda a partida e soube administrar a vantagem para vencer por 18 a 15, se classificar para a próxima fase e eliminar o rival.

Quem também comemorou a ida para as quartas de final do handebol feminino, foram as meninas do Colégio Rio Grande do Norte. Sem muitas dificuldades, a equipe de São Luís passou pelo Colégio Magno Bacelar (Urbano Santos) por 15 a 8 e segue com chances na competição.

No último jogo da rodada, o Liceu Maranhense manteve sua invencibilidade e segue firme em busca do tetracampeonato. Diante do Colégio Paulo VI, as meninas do Liceu venceram por 21 a 15. A vitória, além de manter os 100% de aproveitamento do Liceu nos JEMs, ainda garantiu a primeira colocação do Grupo C à equipe. Apesar do tropeço, o Paulo VI também está nas quartas de final.

Próximos jogos

Nesta quarta-feira (16), o Ginásio Castelinho será palco para as quartas de final do handebol feminino dos JEMs 2014. Os confrontos de mata-mata do feminino terão início às 12h com o duelo entre Rio Grande do Norte e Santa Luzia (Imperatriz). Na sequência, o Liceu Maranhense tenta manter sua invencibilidade diante do Upaon-Açu.

Mais tarde, às 14h, Benedito Leito tentará manter seu favoritismo diante do Batista DLT. E, no último jogo do dia, o Eugênio Barros (Caxias) enfrenta o Paulo VI.

JEMs 2014

Em 2014, a Etapa Estadual dos JEMs foi dividida em três grupos. O primeiro grupo contará com as disputas de três modalidades coletivas (futebol de campo, handebol e vôlei), que prosseguem até a próxima sexta-feira (19), data em que serão conhecidos os campeões destes esportes na categoria Infanto.

Em seguida, entre os dias 21 e 24 de setembro, serão realizadas as disputas das modalidades individuais (atletismo, badminton, capoeira, caratê, ciclismo, dama, jiu-jítsu, judô, natação, taekwondo, tênis, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez). Por fim, de 25 de agosto a 2 de setembro, ocorrem as disputas das modalidades coletivas restantes (basquete, beach soccer e futsal).