Desenvolvimento da modalidade, melhora no nível técnico e interação com outros esportes. Estes são alguns dos pontos positivos da estreia da ginástica rítmica no programa das Olimpíadas Escolares, etapa de 15 a 17 anos, em Goiânia. "Agora, com as Olimpíadas Escolares no calendário de campeonatos da ginástica rítmica, a motivação das atletas e treinadores aumentou sensivelmente. Todos querem mostrar o que tem de melhor. Isso é muito importante para o desenvolvimento da modalidade", declarou a treinadora capixaba Ana Cristina, mais conhecida como Kitty.
E são as capixabas as favoritas para a conquista do maior número de medalhas na competição de Goiânia, na opinião da embaixadora do evento Nicole Muller, medalhista dos Jogos Pan-americanos Rio 2007. "A competição é importante para as atletas novas pegarem mais experiência. As capixabas, por terem já um trabalho definido na modalidade, saem em vantagem. O diferencial das mais experientes em relação às outras está na execução dos movimentos. Esta qualidade vem com o tempo e muito treinamento", declarou Nicole.
Para Kitty, estrutura e dedicação são as chaves do sucesso. "No Espírito Santo, temos total condições de realizar um bom trabalho. As meninas são dedicadas, além de possuirmos um local específico para os treinamentos. Esta é a última competição do ano e elas estão dispostas a fechar a temporada com chave de ouro" afirma a treinadora.
Kitty e Nicole concordam que a realização das Olimpíadas Escolares, nos moldes dos Jogos Olímpicos e Pan-americanos, ajuda bastante no amadurecimento das jovens atletas. "Geralmente, disputamos campeonatos específicos de ginástica rítmica", explica Nicole. "Aqui elas têm oportunidade de conhecer gente nova, de esportes totalmente diferente do delas. Essa troca de experiência é muito importante", afirma Kitty.
As finais da ginástica rítmica das Olimpíadas Escolares Goiânia 2010 serão realizadas nesta segunda-feira, dia 5.
As Olimpíadas Escolares são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro, co-realizadas pelo Ministério do Esporte e pelas Organizações Globo, com a direção técnica das Confederações Brasileiras e apoio da Prefeitura Municipal de Goiânia e do Governo do Estado de Goiás.



